domingo, 13 de novembro de 2011

Protheus - Como configurar o IRRF na baixa

Todos os impostos retidos possuem um momento chamado FATO GERADOR que representa o momento onde o determinado imposto será calculado e registrado sua retenção.

Em geral quando implantamos o sistema, a grande maioria dos clientes trabalha com o fato gerador do IRRF na EMISSÃO, ou seja, quando a nota fiscal é lançada(integração) ou as parcelas são lançadas diretamente no módulo financeiro, o sistema neste momento cria o título do imposto para seu futuro pagamento.

Quando o IRRF for gerado na BAIXA, o título do imposto não é criado para que somente quando o título seja baixado(pago) o sistema calcule o valor do IRRF(deve ser proporcional ao valor pago que pode ser parcial) para ser pago futuramente.

Configurar para que ele trabalhe na baixa não há ncessidade de modificar nenhum parâmetro do sistema como ocorre com o ISS e o PCC(famoso PIS/COFINS/CSLL). Altere somente no cadastro do fornecedor na aba FISCAIS o campo Cálc.IRRF(A2_CALCIRF) = IRPF Baixa.

Este ajuste só vale para o Compras/Contas a Pagar. No Faturamento/Contas a Receber já existe desenvolvimento em curso para implementação no sistema.

Espero ter contribuído com esta dica! Divulguem aos seus amigos que podem se beneficiar com isso!
Até a próxima!
Abraços,
Helio Costa

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Blog do Helio Costa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo